sexta-feira, 9 de maio de 2014
O PODER DO CONHECIMENTO
Quanto mais sabemos, mais poder teremos. Poder no sentido mais amplo, não significando apenas “ser chefe”. Quem conhece mais escolhe melhor, pois possui mais subsídios e não se deixa levar pela primeira impressão dos fatos. Francis Bacon já preconizava: ”Conhecimento é poder.”
O aumento acentuado de escolas de ensino de 3º grau que vem ocorrendo nos últimos anos propiciou que muito mais pessoas tivessem acesso ao aperfeiçoamento; outros, porém, ficam para trás, pois acreditam que não faz diferença um curso superior. Costumam pensar assim aqueles que estão em condições inferiores na escala social e nas ocupações nas organizações. E é exatamente o oposto do que deveria acontecer.
Cada vez mais as empresas, as instituições, o serviço público exigem um nível cultural e educacional maior de seus colaboradores. Mesmo para funções que até há pouco tempo eram ocupadas por pessoal não qualificado, hoje é exigido no mínimo conclusão do Ensino Médio.
Chegar até uma faculdade e se formar, ainda mais se for em uma escola de primeira linha, não é fácil. É preciso passar pelo crivo nem sempre justo do vestibular, conseguir pagar as mensalidades e o material didático, além de se dedicar fortemente aos estudos. Mas essas dificuldades não devem ser motivo para desistência ou desculpa. Até porque tudo que é conquistado com esforço possui um sabor especial.
Precisamos cultivar a inquietude. Nunca se dar por satisfeito com o que está pronto, com o que foi conquistado, com o que se tem. O saber precisa ser buscado a todo momento, em qualquer idade. Hoje só entramos na escola, não saímos mais, porque o nosso aprendizado nunca está completo. É preciso buscar sempre mais.
O ensino na forma tradicional é, ainda, a melhor maneira de alcançar o conhecimento. Porém, não é a única. Toda cidade possui uma biblioteca pública, mesmo que seja pequena e com poucas opções. O que custa passar duas horas por semana, por exemplo, pesquisando sobre assuntos do seu interesse? Ou sobre uma área que você percebeu que está crescendo em sua empresa? A internet é uma ferramenta importantíssima e que está ao alcance de todos; há cursos de aperfeiçoamento nas mais diversas áreas do conhecimento, basta que tenhamos vontade de progredir e buscar o que nos é oferecido. Quem domina o conhecimento está preparado para tomar as rédeas das situações e resolver os problemas quando eles surgem.
Não há muito tempo, o mercado brasileiro tolerava pessoas sem educação formal, porque eram raros os profissionais que possuíam as características que se exigem hoje. O acesso à educação era ainda mais restrito do que é hoje, o que fazia com que as empresas valorizassem muito as experiências anteriores.
Erra quem pensa que este quadro se mantém atualmente. Há pesquisas que apontam que mais de 55% dos profissionais especializados possuem, no mínimo, um curso superior. E que entre os gerentes mais de 45% fizeram uma pós-graduação. A pesquisa identificou também que, independentemente do nível hierárquico, os executivos estão cada vez mais investindo em seu conhecimento.
Quanto antes você perceber a necessidade de saber mais sobre tudo, melhor. Nenhum conhecimento é inútil. Tudo, em algum momento da vida, pode ser útil. O caminho é ler, ler muito – desde jornais, revistas e livros, até bulas de remédio. Nunca se sabe qual será a área de atuação da empresa que vai fazer uma proposta a você amanhã. Além disso, converse com as pessoas, troque idéias. Aproxime-se de quem pode lhe transmitir experiências positivas, torne-se uma "esponja", absorvendo tudo o que está ao seu redor. Faça cursos, aprenda algo novo e recicle-se.
Se o seu desejo é vencer no aspecto profissional e no pessoal, não poupe esforços para somar o máximo possível de conhecimento. O saber é a chave que abrirá as portas do seu sucesso. E tudo que você precisa é um pouco de esforço. Tente. Não é tão difícil como você pensa e o resultado valerá a pena. Deixe a preguiça e a acomodação de lado e vá à luta. Sucesso!
Uma boa semana para todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário